A HISTÓRIA POR TRÁS Filmes e Séries

Titanic | A história que deu origem

Saiba as principais curiosidades sobre a história real que deu origem ao filme


Ganhador de 11 Oscars, o filme Titanic, estrelado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, foi um fenômeno de audiência quando foi lançado em 1997. A produção dirigida por James Cameron, contou o romance proibido entre Jack e Rose, dois jovens de classes sociais completamente opostas que se apaixonam durante a viagem e lutam para ficar juntos ao mesmo tempo que tentam sobreviver ao desastre. Ainda hoje, 21 anos após o seu lançamento, o clássico romance arranca muitas lágrimas de quem assiste. Mas você conhece a história real por trás da origem de um dos filmes mais famosos no mundo?

Em 10 de abril de 1912 ao meio-dia, partiu de Southampton, Inglaterra,  com destino a Nova York, nos Estados Unidos o projeto mais luxuoso e caro da fabricante de navios White Star Line. O Titanic, a viagem que deveria durar uma semana acabou tragicamente apenas cinco dias depois do navio deixar o porto. O planos que deram luz aos transatlânticos da classe Olympic, entre eles o Titanic, começou no ano de 1907 em um projeto ambicioso de competir com os navios Lusitana e mortinia, as melhores embarcações da concorrente Curnard Line.

Foi criada então uma nova classe de navios, formada pelo Britannic  (inicialmente chamado de Gigantic), o Olympic e o Titanic. Nomes dados em homenagem às três mais poderosas raças da cultura grega, os Gigantes, os Olimpianos e os Titãs.

A história que deu origem: Titanic

Apesar de não serem tão rápidos quanto as embarcações da Curnard line, atingindo apenas 40 quilômetros por hora ao custo de 600 toneladas de carvão por dia, os transatlânticos Olympic eram um símbolo de tecnologia,  poder e luxo no final do século XX. Mas mesmo com todo o investimento feito no Titanic, às 23:40 da noite de 15 de abril de 1912 com mais de 219 metros de comprimento o navio sofreria um acidente que entraria para a história. Comandado por Edward Smith, a embarcação bateu naquela noite em um IceBerg estimado em pelo menos 91 metros de comprimento.

O casco de aço se rompeu de imediato e durante as duas horas seguinte o ginásio com os equipamentos mais modernos da época, a quadra de squash, a piscina,  os cafés decorados com palmeiras, as escadarias e a cúpula de vidro da embarcação foram destruídos. A bordo do Titanic também estavam 1500 pessoas entre: magnatas, celebridades, imigrantes e tripulantes que aos poucos afundaram junto com as 46 mil toneladas do navio no mar congelante.

A história que deu origem: Titanic

Com apenas 20 botes salva-vidas que tinham capacidade para apenas um terço das pessoas a bordo do transatlântico, o Titanic se tornou um dos maiores desastres marítimos da história. Para evitar que tragédias como essa se repitam várias regras internacionais de navegação foram criadas, visando maior segurança, e que valem até hoje.

Destroços da embarcação foram encontrados em 1985, em uma expedição comandada por Robert Ballard. O navio estava a mais de 3800 metros de profundidade mas não foi retirado por diversos motivos, entre eles por respeito as vitimas e principalmente pq a estrutura, que já estav em decomposição,corria o risco ser destruída completamente

A história que deu origem: Titanic

Apesar do filme de James Cameron focar no romance de Rose e Jack os dois são personagens fictícios,mas vale destacar que para compor a protagonista principal o diretor se inspirou na personalidade de Beatrice Wood, uma rebelde artista que teve casos com pintores famosos do início do século XX Ela chegou a  ser convidada para a estreia do filme mas não pôde ir devido a saúde frágil. Acho que todo mundo tinha fé que a personagem que aparece como a rose mais velha no filme fosse real, na verdade ela é a atriz Gloria Stuart, que na época tinha 86 anos, e chegou a receber indicação ao Oscar, como a melhor atriz coadjuvante.

Por mais que  protagonistas não sejam reais, Titanic ainda traz personalidades que realmente existiram em uma capacidade menor da história. por exemplo: Joseph Ismay, dono do navio, que aparece as vezes de vilão na trama, o engenheiro responsável pela construção Thomas Andrews, e várias outras figuras, como o violinista Wallace Henry, que realmente tocou até o último momento para acalmar os passageiros durante a catástrofe como no filme.

O casal Isidor e Ida Straus também foram retratados na tela, mas na vida real os passageiros da primeira classe do Titanic decidiram morrer juntos ao saber que um deles não teria lugar no bote salva vidas, eles foram vistos pela última vez se abraçando no deck do Titanic durante o naufrágio.

A história que deu origem: Titanic

Diferente do que é apresentado no filme, onde a trama começa com uma expedição que pode ser configurada em uma caça ao tesouro, o Titanic , mesmo  ostentando o prefixo RMS  que significa que prestava serviços sob contrato da realeza britânica – tinha como  item mais valioso a bordo uma pintura a óleo não-clássica do pintor francês Merry-joseph Blondel, a La Circassienne, avaliada em cem mil dólares na época. E não o coração do mar, colar que Rose atira longe no final do filme.

Hoje, mais de um século depois de naufragar, o Titanic está prestes a ganhar os mares novamente. Ou quase isso. A Blue Star Line anunciou a estreia do Titanic II, uma réplica do original, para 2022. O navio terá espaço para 2,4 mil passageiros e 900 tripulantes (números semelhantes ao primeiro), e terá os mesmos desenhos internos e externos do lendário transatlântico.

Apesar de ser um dos melhores filmes dos últimos tempos, fazendo sucesso até hoje, existe uma pergunta que não quer calar, havia ou não havia um espacinho para Jack naquela porta? 

A história que deu origem: Titanic

CONFIRA O VÍDEO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: