Filmes e Séries Matheus de Souza Resenhas

Resenha | Tarde para Morrer Jovem

Dirigido por Dominga Sotomayor, Tarde para Morrer Jovem é o tipo de filme que deixa um gosto amargo para aqueles que sentam em uma sala de cinema e esperam sair do filme com uma conclusão.

O longa se passa no Chile durante um verão em 1990, e retrata a história de uma pequena comunidade isolada que vive nos Andes nos anos 90 logo após o fim da ditadura. Esta comunidade fica longe das cidades, então eles ainda não têm acesso a luz e a água é escassa. Ainda assim, o filme retrata eles em suas festividades de fim de ano, onde é mostrado o quanto eles se ajudam. O filme foca em Sofia (Demian Hernández), uma das jovens da comunidade que está envelhecendo e querendo viver uma vida além desse pequeno lugar. Ela vai atrás da mãe, uma cantora relativamente famosa que a muitos anos saiu dali e agora vive na cidade mais próxima, à procura de algum lugar para morar.

É um filme inteligente a usar os recursos disponíveis, ou abrir mão de recursos para benefício da história. Dominga Sotomayor dirige a produção de forma lenta e tem êxito em construir cenas onde a câmera parece quase perdida; esquecida em algum canto enquanto acompanha a história de seus personagens, vezes os observando de longe, vezes mal conseguindo enquadra-los, mas sempre construindo a história em primeiro e em segundo plano em cada cena.

Resultado de imagem para tarde para morrer jovem

Tudo isso acompanhado de uma fotografia que preza pela luz natural e de uma trilha sonora que, na sua sutileza, ajuda a criar a ideia de vastidão e vazio, coisas com que os personagens tem de lidar.

Jovem demais para morrer é um filme com cenas longas, poucos cortes e que discute o amadurecimento de seus personagens através da ausência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: