Destaques Filmes e Séries Mell Braga Notícias

Lei obriga que as salas de cinema sejam adaptadas para autistas| Entenda como funciona!

A projeção de “Sensory Friendly Films” (STF) virou lei na grande São Paulo.

O ano veio para mudanças e o setor cultural foi muito bem incluso. As salas de cinemas de São Paulo terão que se adaptar com algumas novas regras e então, oferecer ao menos uma sessão por mês que seja adaptada para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O novo modo de exibição vai exigir que as luzes sejam levemente acesas, que o som seja mais baixo e que não haja mais propagandas.

A lei de autoria do vereador Rinaldi Digilio, aprovada pela Câmara Municipal em dezembro, foi divulgada na quarta-feira (15/1) no Diário Oficial do Estado e tem 90 dias para entrar em vigor. As sessões, de acordo com a lei, deverão ser identificadas com o símbolo mundial do espectro autista, que será fixado na entrada da sala de exibição.

“São Paulo conta com um contingente estimado de quase 250 mil autistas, que não conseguem ir ao cinema, com exceção de projetos especiais. Uma política pública séria vai garantir esse acesso tão necessário para essas pessoas que já são tão excluídas”, disse o vereador.

Mesmo que alguns cinemas já tenham oferecido a experiência ao público com esse tipo de sessão, mais especificamente durante a estreia de “Frozen 2”, no início do ano, continuaram escassas as iniciativas. A projeção de “Sensory Friendly Films” (STF) para o público autista é algo já consolidado no exterior.

Em São Paulo, caso a lei seja descumprida, implicará, antes de tudo, em advertência. Caso volte acontecer, uma multa no valor de R$ 3 mil será aplicada. Se por acaso houver uma nova reincidência, a multa passará para R$ 10 mil e local também poderá ser interditado/ fechado.

Por Mell Braga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: