Especial Oscar 2020 Filmes e Séries Resenhas

Resenha | História de Um Casamento – um olhar sensível sobre o divórcio

Uma das grandes apostas para concorrer ao Oscar junto de ‘O Irlandês’, ‘Dois Papas’ e ‘Jóias Raras’ é o drama ‘História de um Casamento’, o longa traz a tona problemas reais envolvendo a difícil decisão do divórcio e suas consequências, o (ex) casal, Nicole (Scarlett Johansson) Charlie (Adam Driver) concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio e da guarda do filho de apenas 8 anos, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), especialista no assunto.

Mas a ‘História de um Casamento’ vai muito além de um simples filme sobre dramas familiares, baseado na vida do próprio diretor Noah Baumbach , o longa passa por todas as etapas de um divórcio burocrático, que além de exigir tempo e dinheiro afeta a saúde mental dos envolvidos, por isso é muito comum que ao assistir fiquemos indecisos ao tentar escolher um lado certo, afinal, de quem é a culpa de tudo? Nicole ou Charlie?

Anúncios

Inclusive, Adam e Scarlet vivem um dos papéis mais brilhantes de suas carreiras, não é a toa que já foram indicados a algumas premiações, ambos se reafirmam como atores dramáticos e de valores inestimáveis, vale destacar uma cena em que Nicole e Charlie chegam ao ápice de uma discussão e desabafam ofensas sobre o outro, os dois conseguem transmitir a tensão cada vez mais forte entre o ex-casal. Essa cena em especial precisou ser gravada pelo menos 50 vezes, sem nenhum improviso nas falas ou gestos, totalmente roteirizado, mais um ponto para o roteirista e o diretor.

Cena totalmente roteirizada, filmada 50 vezes para chegar ao resultado final. (vídeo: Cinephile.club)

Em questão da qualidade técnica, é muito interessante observar a transição da câmera que parece seguir a emoção mais intensa na cena, seja em Charlie saindo da casa da ex-sogra ao ler uma intimação de divórcio, onde a câmera da um zoom exagerado mas necessário em seu rosto angustiado ou quando Nicole desaba em chorar quando cai a ficha, no escritório de sua advogada, de tudo o que anda acontecendo em sua vida, a câmera a segue pela sala, deixando claro que os detalhes desta cena e os sentimentos de Nicole são o principal foco.

A separação dos personagens parece evoluir cada vez mais e a fotografia das cenas demonstram isso, em várias situações temos os dois em um mesmo quadro mas distantes, com a ajuda de flashbacks a diferença entre o presente e o que costumava ser deixa tudo ainda mais doloroso.

Resenha | A História de Um Casamento - uma visão sensível sobre o divórcio
Mesmo estando em um mesmo quadro os dois continuam distantes

A trilha sonora também não fica de lado, acompanha o desenvolvimento intenso do enredo, levando em consideração o brilhante encaixe entre as narrativas, que deixa tudo mais intenso e sensível. Adam Driver também nos da um dos momentos musicais mais bonitos, quando pega o microfone em uma espécie de happy hour e improvisa uma letra que de inicio parece cômica mas se torna um desabafo real.

Mesmo tendo um equilíbrio perfeito entre comédia e drama, desde o inicio o longa é doloroso, sua maior riqueza é clara, os detalhes, é preciso atenção para valorizar todos eles. A todo momento a gente torce para que os dois fiquem juntos no final, mas sabemos que esse filme não se trata de um clichê onde o casal sempre termina junto, e é aqui que se encaixa aquela frase famosa “Nem só de amor é feito um relacionamento”.

‘História de um Casamento’ é triste e difícil em momentos mas é o filme mais real entre os favoritos nas premiações. Vale muito a pena!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: