Filmes e Séries Resenhas

Resenha | Papicha – a luta do feminismo no oriente médio

Argélia anos 90, a guerra civil entre a Frente de Libertação Nacional (partido do governo) contra a Frente Islâmica de Salvação (grupo rebelde) tem seu estopim quando o governo se sente ameaçado pela crescente popularidade do grupo rebelde, cujo era favorável à democracia. Dentro deste contexto civil observamos o paralelo direto de opressão e liberdade retratado na vida da protagonista, Nedja, que almeja sua emancipação tanto profissional como político, transformando o principal meio de opressão social feminina, o hijab.

Resenha | Papicha - a luta do feminismo no oriente médio

No início do longa, o processo criativo de Nedja é apresentado e o filme se desenvolve a partir disto. A revolução da personagem não é individualista, ela conta com apoio de um grupo de amigas da faculdade. Cada amiga vive situações e realidades diferentes de opressão e vida, mas que juntas compõe diferentes perspectivas de uma nação afetada por uma guerra civil. Logo nas primeiras cenas conseguimos ver a dupla vida que ambas as meninas vivem, uma dentro da faculdade e outra fora.

Apesar de todo o núcleo opressivo que elas vivem, as meninas encontram formas de se livrarem por instantes dessa realidade, como indo a boates durante a madrugada, local onde elas podem usar a vestimenta que quiserem. Ao longo do enredo, Nedja, planeja um desfile onde pode exibir suas peças criadas e estimular outras mulheres a lutarem contra tamanha opressão em torno do mundo feminino. Com muita luta o desfile ganha força e vira realidade, porém, Nedja e todas as mulheres da universidade são surpreendidas com homens munidos não só com armamento mas também com fúria e pensamentos conservadores, resultando em um massacre.

Meddour nos trouxe um filme com uma protagonista forte, destemida e confiante. Um roteiro impecável, admirável é atemporal. Faz uso de iluminação mais escuras em momentos de drama e confusão mental, dando clareza ao que a diretora quer transmitir. A narrativa mostra ao fundo o que é feminismo no oriente e impacta os espectadores com o choque de realidade do conservadores enraizado e o avanço da luta feminina por sobrevivência e liberdade.

Confira o trailer de ‘Papicha’:

Resenha feita por @mayraferrera e @m.stcruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: