Filmes e Séries Karen Meira Resenhas

Resenha | Inacreditável – uma série necessária

Baseada no artigo ganhador do Pulitzer (Oscar de jornalismo e literatura) “An Unbelievable Story about Rape”, de uma história real, a nova série original da Netflix, ‘Inacreditável’ é uma das grandes revelações do ano, a trama gira em torno de duas narrativas paralelas, uma em 2008 e uma em 2011, as duas possuem algo em comum, um estuprador em série. De início somos apresentados a Marie Adler (Kaitlyn Dever) em 2008, uma menina que passou por vários lares adotivos e dificuldades na vida. Ela liga para 911 fazendo uma denúncia de estupro, e o que acontece em seguida é um exemplo de tudo que não deve ser feito com uma vítima nessa situação, ela é forçada incansavelmente a repetir seu depoimento e automaticamente reviver o trauma da noite anterior, ela acaba sendo desacreditada pela polícia de seu estado, fazendo com que sua vida mude completamente, e a partir desse ponto a série mostra as consequências que isso tem na vida da garota, o primeiro episódio então tem um impacto forte e já dá uma prévia do objetivo da série dali em diante.

Resenha | Inacreditável - uma série necessária

Três anos depois, duas investigadoras Grace Rasmussen (Toni Collette) e Karen Duvall (Merritt Wever), se unem ao perceberem semelhanças entre seus casos e começam uma investigação minuciosa para desvendar o paradeiro do criminoso, o que mais chama a atenção é de como o início dessa segunda narrativa é totalmente o oposto do caso de Marie, isso porque no episódio que primeira detetive, Karen, é apresentada, chegando no local do crime do estupro que a fez iniciar a investigação, percebemos a delicadeza da policial em recolher todos os detalhes possíveis da cena, o jeito que lida com a vítima, sem pressioná-la e essa diferença fica ainda mais clara com uma frase que ela diz na primeira conversa com a garota que sofreu o abuso “Você não precisa se explicar pra mim, pra quem escolhe contar ou quando escolhe contar é decisão sua”, a comparação com a situação da primeira narrativa, depois desse momento é inevitável. Karen então, descobre que a Detetive veterana, Grace, do distrito próximo ao dela, amiga de seu marido também policial, tem um caso muito parecido em mãos, ela decide então procurá-la, a partir dai as duas se aprofundam cada vez mais na investigação e na busca de outros crimes cometidos pelo mesmo estuprador.

Resenha | Inacreditável - uma série necessária

As duas protagonistas trazem um rosto familiar, Toni Collete, que não decepciona e entrega uma atuação impecável, mas a grande revelação, até então pouco conhecida pelo público, é Merrit Wever que segue a mesma qualidade de sua parceira, inclusive não será nenhuma surpresa se as duas forem lembradas durante a temporada de premiações, inclusive torcemos pra isso! Falando sobre seus personagens, é muito comum que personalidades femininas com profissões importantes, que exigem muito tempo de dedicação, tenham uma vida familiar conturbada, mas isso não acontece em “Inacreditável”, na série ambas detetives possuem uma vida pessoal saudável, com maridos que entendem seus empregos e principalmente as apoiam, inclusive os dois tem um papel super importante na investigação.

Os 8 episódios da série podem ser assistidos tranquilamente e sem pausa, muito próximo a dinâmica de um filme, a trama liga um episódio ao outro sem deixar de prender o espectador. A função da série é despertar a atenção sob o despreparo da polícia em lidar com vítimas mulheres, principalmente, em casos de estupro, e como a presença feminina é importante em, não só situações como essa, mas no sistema em geral, existe uma grande ausência de funções de forte influência distribuídas para mulheres.

Resenha | Inacreditável - uma série necessária

E falando nelas, ‘Inacreditável’ é produzido, dirigido, protagonizado e inspirado em mulheres, por isso é fácil entender como uma série sobre um assunto tão sério soube desenvolver uma história sem sensacionalismo e com cuidado. Uma produção sobre mulheres feito por mulheres é o tipo de coisa que precisamos cada vez mais em superproduções de Hollywood.

‘Inacreditável’ é uma série intensa e necessária. Forte, traz histórias reais e, infelizmente, recorrentes em nossa sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: