Porquê ‘Joker’ é um dos favoritos ao Oscar antes mesmo de estrear

No último dia 28 de agosto, foi lançado o trailer final de ‘Joker’, o longa que reconta a origem do vilão dos quadrinhos, e pouco antes, desde seu anúncio, já tem sido um dos favoritos ao Oscar, antes mesmo de seu lançamento nos cinemas. Mas por que?

Por que 'Joker' é um dos favoritos ao Oscar antes mesmo de estreiar

Mesmo se tratando sobre o vilão mais conhecido do cinema da DC, o diretor Todd Philips já deixou claro que não seguirá os quadrinhos, como em moldes ‘Vingadores’, muito menos usará de cenas com ação e batalhas. A intenção do filme é trazer um ar mais intimista, focando principalmente na alma do personagem, ao invés de ser um filme sobre o Coringa, a produção vai explicar como um homem comum e depressivo se tornou o Coringa. Tudo se trata sobre a origem.

Interpretar Coringa nas telas, é sempre um desafio, até porque trata-se de um personagem completamente perturbado e psicótico, o que exige muito do ator. Exemplo é o ator Heath Ledger, ele ficou trancado por um mês estudando e praticando para ser o Coringa de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, visto por muitos como o melhor de todos os tempos, ele morreu pouco antes da estreia do longa nos cinemas por conta de uma overdose de remédios, há rumores de que seu empenho na construção do personagem Coringa tenha afetado sua vida pessoal. O papel lhe rendeu um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante.

Por que 'Joker' é um dos favoritos ao Oscar antes mesmo de estreiar

Da mesma forma que Ledger, Joaquin Phoenix também embarcou intensamente na criação do personagem, ele disse que estudou risadas de pessoas portadoras da risada patológica, pessoas que possuem crises de risos involuntariamente, além disso, ele precisou perder 23kg para o papel. Mas quem pensa que foi fácil convencer o ator a viver o vilão nos cinemas está enganado, Philips revelou que foi um processo de quatro meses para persuadir Phoenix a assumir o papel já que o ator não queria se envolver em filmes de heróis, ele já havia recusado papéis como Hulk e Doutor Estranho antes, mas acabou aceitando por ter ficado atraído pela idéia de criar uma versão bem mais complexa do vilão. E pelos trailer já percebemos que o ator realmente não está de brincadeira, quem sabe o tão aguardado Oscar venha dessa vez para um dos melhores atores da atualidade.

Por que 'Joker' é um dos favoritos ao Oscar antes mesmo de estreiar

Outro aspecto que chama a atenção pelos trailer é a fotografia, sombria, mas intrigante do longa. O que pode render prêmios mais técnicos, como Melhor Fotografia e Melhor Diretor. Por se tratar de um trabalho totalmente autoral, o filme tem ganhado grande espaço em festivais renomados de cinema: O Festival de Cinema de Veneza e o Festival Internacional de Cinema de Toronto. As duas mostras reúnem alguns dos melhores filmes de todo o mundo, e também representam dois dos grandes termômetros para a temporada de prêmio. Nenhum filme inspirado em quadrinho passou por essas Mostras.

Mesmo se tornando um sucesso, é possivel que ‘Joker’ não possua uma sequência e nem abra espaço para participações em outros filmes da DC, já que a obra é inteiramente pessoal e particular. Algo que pode revolucionar as adaptações de HQ’s .

‘Joker’ estreia no dia 03 de outubro deste ano, confira o trailer abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s