Equipe Filmes e Séries Karen Meira Resenhas

Resenha | Rocketman – O reflexo perfeito da vida de Elton John

Ficha Técnica e Sinopse:

Data de lançamento: 30 de maio de 2019 (2h 01min)
Direção: Dexter Fletcher
Elenco: Taron Egerton, Jamie Bell, Richard Madden
Gêneros: Biografia, Comédia Musical
Nacionalidade: Reino Unido

A trajetória de como o tímido Reginald Dwight (Taron Egerton) se transformou em Elton John, ícone da música pop. Desde a infância complicada, fruto do descaso do pai pela família, sua história de vida é contada através da releitura das músicas do superstar, incluindo a relação do cantor com o compositor e parceiro profissional Bernie Taupin (Jamie Bell) e o empresário e o ex-amante John Reid (Richard Madden)

Rocketman’ conta a história do cantor a partir de suas lembranças e do modo como ele via os acontecimentos, nem sempre da maneira como aconteceram de fato, e essa liberdade poética é o acerto que faltou em Bohemian Rhapsody. Tratado como uma cinebiografia, o filme que conta a história da banda Queen foi criticado por fãs que notaram erros na ordem cronológica dos fatos e situações que não ocorreram, além de não trazer de forma tão sincera as piores fases de Freddie Mercury em relação ao vício em drogas e sexo. Em ‘Rocketman’ a música é a principal protagonista, mais ainda que o próprio Elton John, mesmo que o drama tenha uma presença essencial e forte no enredo, ainda não é o ápice do longa que usa das cenas musicais e fantasiosas para expor como o cantor via sua vida (ou como queria que fosse).

A relação conturbada com seus pais, a descoberta da sexualidade, a introdução as drogas e a chegada da depressão quando tenta o suícidio, são alguns dos fortes pontos abordados na biografia. Elton John deixou claro desde o início das gravações que não queria esconder absolutamente nada do público. E deu super certo!

Mas o grande destaque do filme com certeza foi Taron Egerton, o ator, conhecido antes por Kingsman (inclusive foi lá que ele teve seu primeiro contato com o cantor) interpretou Elton John com muita competência, este com certeza é o melhor trabalho de sua carreira. Mesmo com uma voz espetacular só agora Taron pôde usá-la a favor de um papel. E é dele a voz na maioria da trilha sonora do filme, o ator também não precisou treinar tanto a voz para se aproximar com a de Elton já que ambos os timbres são muito parecidos. A performance de Taron como Elton John é de emocionar, mais que a aparência fisica o ator capturou a verdadeira essência de sua personalidade, é fácil notar isso nos trejeitos, no sotaque e mais ainda na forma com que o ator se adapta, de maneira extraordinária, as mudanças de fases e passagens de época da vida da lenda. Com certeza Taron Egerton será lembrado nas temporadas de premiações no ano que vem. (Quem sabe um Oscar? Torcemos).

Quando se trata das características técnicas, ‘Rocketman‘ também não deixa a desejar, as réplicas dos figurinos usados por Elton John nos anos 70 são simplesmente idênticas. Além disso, a fotografia forte e colorida também diz muita da personalidade do cantor, ela orna perfeitamente com a coreografia das músicas, transmitindo uma verdadeira sensação de sonho, que provavelmente é a intenção que o filme quer passar. O ponto chave para uma cinebiografia se tornar um sucesso é a sinceridade e a honestidade com que a história é passada, e Elton foi muito corajoso ao permitir que sua trajetória fosse exposta com detalhes nas telonas. Depois de assistido, é fácil entender o quão merecido o cantor é por todo o sucesso que construiu, dono de um fantástico dom vocal e instrumental, a lenda viva da música é sem dúvidas um exemplo de superação.

Rocketman‘ se encerra junto com a pior fase da vida de Elton John, quando decide largar os vícios e recomeçar, com a ajuda mais que necessária de seu melhor amigo Bernie Taupin, o homem que escreve todas as letras emolduradas pelas melodias de Elton. Hoje o cantor já completa mais de 20 anos sóbrio, é casado e continua sendo uma lenda na música mundial. Sem dúvidas, trata-se de um verdadeiro espetáculo poético e inspirador que precisa ser assistido mais de uma vez.

Confira também: 6 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ASSISTIR ROCKETMAN.

por Karen Meira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: