25 de maio | Dia da Toalha e Dia do Orgulho Nerd. Entenda melhor!

Hoje é uma data muito importante para a comunidade nerd! E não é à toa, no mesmo dia, são três comemorações: Dia da Toalha, Star Wars Day e Dia do Orgulho Nerd! Vem entender melhor sobre o significado de cada um:

Dia da Toalha

Foi criado por um fã de Douglas Adams – autor de diversas obras de ficção científica, entre elas O Guia do Mochileiro das Galáxias – que resolveu homenageá-lo após sua morte, em 11 de maio 2001. A ideia começou a se espalhar e, em 25 de maio de 2001, aconteceu o primeiro Dia da Toalha. Por toda a web, pessoas fizeram homenagens com fotos, vídeos e montagens que remetesse a obra de Douglas Adams.

O “nome” escolhido veio do primeiro livro da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, onde Adams nos alerta sobre a importância de uma toalha:

A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; (…) pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo (…) Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. (…) se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito”.

Star Wars Day

Em 25 de maio de 2007 foi instituído pela prefeitura de Los Angeles o Star Wars Day para comemorar os 30 anos do lançamento da obra de George Lucas: Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, lançado em 25 de maio de 1977

A partir daí, é possível ver como as duas comemorações andam juntas. Além de terem surgido para homenagear eventos que aconteceram quase no mesmo dia, era o mesmo público que celebrava as duas “festividades”. Tudo bem que hoje, com a nerdmania, muito mais gente viu Star Wars do que leu O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas essas duas obras sempre foram bem próximas do mesmo grupo por muito tempo.
No fim das contas, independentemente de como você chama este 25 de maio, saiba que o dia é seu. É uma data para mostrar que todo o desprezo que você sofreu, as piadas que fizeram sobre seus gostos e os momentos de exclusão na aula de Educação Física o transformaram em alguém muito mais forte. Afinal, se teve algo que todo esse mundo nerd nos ensinou é: Não entre em pânico e que a Força esteja com você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s