Especial Oscar: Fique por dentro das maiores curiosidades sobre a premiação

Por Mell Braga

A maior premiação do cinema está quase aí, e nós viemos com mais um especial para nos prepararmos para o grande dia. Existem muitas coisas nas quais nem imaginávamos sobre a cerimônia, eu diria que são até um tanto quanto inusitadas, por isso, hoje trouxemos as maiores curiosidades sobre o Oscar.

Acompanhe:

Nome

A princípio, o nome oficial da cerimônia é “Academy Award of Merit” (Prêmio ao Mérito da Academia). A partir do que sabemos, segundo a própria entidade, “Oscar” surgiu da mente de um funcionário que viu a estatueta e brincou dizendo que parecia com seu tio careca. O nome do tio nem precisamos comentar, né?

Acordos e valores

É impressionante vermos aqueles artistas que conseguem levar várias estatuetas em uma noite só, né? Nós sempre imaginamos como e onde eles guardam aquelas relíquias e todos os cuidados que devem ter, ou até mesmo quanto deve valer uma peça daquela. Mas, uma coisa que ninguém sabe, é que desde 1950, todos aqueles que ganham o prêmio, assinam um acordo que os fazem “vender” o troféu para a própria Academia com o valor de US$ 1, ou seja, a monetização em cima da estatueta de ouro não é tão grande assim, e não pode existir um leilão. Se houver contraposição à regra, o artista não pode levar símbolo para casa.

Aqueles que tomam conta

São sempre os clássicos que dominam, de um jeito bom ou ruim, podemos provar. Os três filmes mais premiados da história do cinema são Ben Hur (1959), Titanic (1997) e Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2004), e olhem que incrível, cada um deles levou 11 estatuetas para casa. Coincidência, né?

Como nem tudo são flores, “O Iluminado” (1980), dirigido por Stanley Kubrick, foi indicado a um total de zero Oscars. O filme é considerado o maior “esnobado” pelo Oscar.

11 – Número da sorte ou azar?

Número 11 para os maiores vencedores, mas para os maiores perdedores também. “Momento de Decisão” (1977) e “A Cor Púrpura” (1985) conseguiram receber 11 indicações para a premiação e conseguiram voltar de mãos abanando também. Pesado, ein?

Sequências reconhecidas

Ah aqueles filmes que tem continuação, nós amamos, né? Lança uma e já queremos a outra. Mas vocês sabiam que a única sequência da história do cinema que recebeu o prêmio de Melhor Filme foi “O Poderoso Chefão: Parte II” (1974)? Pois é, existem outras tão incríveis por aí, poderiam dar uma chance, né?

Gêneros pouco reconhecidos

Ainda nos filmes, “Pantera Negra” é o primeiro longa de super-herói indicado a Melhor Filme do Oscar, além disso, Já que estamos falando de gêneros não muito reconhecidos pela Academia, o único filme de terror que já recebeu a estatueta foi “O Silêncio dos Inocentes” (1991). Já assistiram?

Mulheres no poder, sim!

Mais representação feminina, por favor. Até hoje, a única mulher que levou a estatueta de Melhor Direção foi Kathryn Bigelow, por “Guerra Ao Terror” (2009). Além dela, somente outras quatro mulheres foram indicadas à categoria: Lina Wertmuller (1977), Jane Campion (1993), Sofia Coppola (2003) e Greta Gerwig (2018).

Reconhecimento é necessário, por isso Jennifer Lawrence e Meryl Streep chegaram para mostrar que todas elas podem. Aos 23 anos, Lawrence é a atriz mais jovem a conseguir quatro indicações ao Oscar de Melhor Atriz, além disso, a própria também é a intérprete feminina com menos idade a receber uma estatueta. Já Meryl, é a artista com o maior número de indicações, são 20 em 40 anos de carreira em Hollywood.

A cada edição a gente descobre alguma coisa, a cerimônia mais esperada do cinema nos surpreende cada vez mais. E vocês, o que esperam do Oscar 2019?

Um comentário sobre “Especial Oscar: Fique por dentro das maiores curiosidades sobre a premiação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s