Especial Oscar: Conheça a história da premiação mais importante do cinema.

por Karen Meira


Origem

Imagem relacionada
Primeira edição do Oscar/ 1929

Criado por Louis B. Mayer, o Oscar é o mais importante e reconhecido prêmio do cinema mundial, entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e fundada em Los Angeles, Califórnia, em 11 de maio de 1927. São entregues pela Academia, em reconhecimento aos maiores talentos e destaques de profissionais da indústria cinematográfica. A cerimônia formal na qual os prêmios são entregues, é uma das mais importantes tanto para a mídia quando para o mundo.

A primeira cerimônia do Oscar, realizada em 16 de maior de 1929 no Hollywood Roosevelt Hotel, não foi exatamente um sucesso. Apenas 270 pessoas compareceram, a “noite” de premiações na verdade durou 15 minutos e com custo de entradas a US$ 10 cada. A cerimônia foi apresentada pelo ator Douglas Fairbanks e pelo diretor William C. de Mille e reconhecia os talentos  que mais se destacaram nos anos de 1927 e 1928.

Imagem relacionada

Mas somente 24 anos depois, em 1953, ocorreu a primeira transmissão da cerimônia do Oscar na televisão a cores, nos EUA e Canadá. Em âmbito internacional, o Oscar só foi transmitido em 1966 sendo que o Brasil e México foram os primeiros países a televisionarem o evento ao vivo. Hoje, a premiação é transmitida para mais de 200 países, e segundo a Enciclopédia Novo Mundo, estima-se que mais de um bilhão de pessoas assistem o Oscar ao vivo ou gravadas a cada ano, equiparando a cerimônia a audiências de eventos televisivos mundiais importantes como a Copa do Mundo FIFA e os Jogos Olímpicos.

ESPECIAL OSCAR 2019: CONHEÇA E SAIBA COMO ASSISTIR OS FILMES INDICADOS.

No Brasil, a primeira transmissão do evento ocorreu em 1970, quando a TV Tupi exibiu, ao vivo e via satélite, para várias porções do país (através da Rede de Emissoras Associadas), a cerimônia. Atualmente, a cerimônia de premiação é transmitida pela Rede Globo e pelo canal de TV por assinatura TNT.

A Estátueta

Resultado de imagem para oscar a estatueta

A estatueta do Oscar é composta de 92,5% de estanho e 7,5% de cobre, e é banhada em platina e ouro de 14 quilates, medindo 34,29 cm e pesando 3,85 kg, e possui o formato de um cavaleiro segurando uma espada verticalmente na frente do seu corpo, sobre um pedestal em forma de um rolo de filme. Segundo a Academia, a estatueta do Oscar demonstra um cavaleiro das cruzadas com sua espada. Os cinco raios que saem dela representam as cinco áreas originais da Academia: diretores, atores, escritores, produtores e técnicos. Seu valor é em torno de US$ 200, porém o valor simbólico visto o prestígio profissional e popular que o prêmio concede a quem o recebe. Concebida em 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley, não sofreu mudanças significativas até hoje, nos mais de 80 anos em que já foi entregue.

Oscar

Imagem relacionada

O prêmio Oscar oficialmente é chamado até hoje de “Academy Award of Merit”, mas o apelido de Oscar surgiu de fontes “incertas”, onde uma delas é a que a bibliotecária Margaret Herrick, que mais tarde passou a ser secretária executiva da Academia, em seu primeiro dia de trabalho, olhou para a estatueta e disse que ela parecia com seu tio Oscar, e conseqüentemente um crítico de cinema chamado Sidney Skolsky, teria ouvido a frase e publicado o possível apelido em sua coluna. Outra versão seria a que o mesmo crítico de cinema Skolsky, havia sugerido o apelido à Academia, buscando humaniza-lo, fazendo uma referência aos espetáculos de Vaudeville, em que os comediantes brincavam com os regentes de orquestra dizendo “Você tem um charuto, Oscar?“. A terceira versão é a possibilidade de a atriz Bette Davis ter afirmado, durante muitos anos, que ela era madrinha do prêmio, e comparar a parte dorsal da estatueta com a de seu marido, na época, Harmon Oscar Nelson.

OSCAR 2019: ROMA E PANTERA NEGRA FAZEM HISTÓRIA ENTRE OS CANDIDATOS. CONFIRA A LISTA COMPLETA.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s