Resenha: ‘Dumplin’ – Muito mais do que uma simples comédia.

por Karen Meira


Resultado de imagem para dumplin

Depois do fracasso de ‘Insatiable‘ a Netflix nos presenteia com a comédia ‘Dumplin’ que é totalmente o oposto.
Baseado em um livro de sucesso escrito por Julie Murphy, o filme ‘Dumplin’ tem um poder transformador gigantesco para aqueles que entendem a mensagem que ele quer passar.

Se você já assistiu Bird Box, deve se lembrar de Danielle Macdonald. como Olimpya, mas só em ‘Dumplin‘ ela teve um papel com maior visibilidade, dando vida a Willowdean Dixon, filha de Rosie (Jennifer Aniston), uma ex-miss obcecada por concursos de beleza e parada no tempo, que por conta disso foi ausente na criação de Willow. A garota foi criada pela Tia Lucy que lhe ensinou sobre amar o próprio corpo e juntas, compartilhavam a adoração pela cantora Dolly Parton. Mas tudo muda com a morte da Tia que sempre foi seu alicerce.

Resultado de imagem para dumplin cenas

Seis meses após o falecimento da tia Lucy,”Will” se sente bem com o próprio corpo, tem um emprego fixo numa lanchonete (onde conhece Bo, o garoto da escola particular), tem a melhor amiga Ellen sempre por perto e tudo parece ir bem, até mexer nas coisas da tia Lucy, é ai que sua ficha começa a cair. Como se manter firme quando sua maior inspiração se foi? Ao se deparar com revelações entre as caixas com roupas e objetos da tia, Will decide se inscrever, como protesto, num concurso de Miss de sua cidade no Texas que inclusive tem sua mãe como diretora.

A partir dai a adolescente enfrenta a batalha contra o bullying, a insegurança e principalmente as oposições dos padrões de beleza que mesmo numa cidade tão pequena parece ser de grande importância. Dumplin, em tradução ao português, quer dizer Fofinha, o apelido nada agradável que Will recebe de sua mãe e mais tarde é um dos motivos por ser vitima de Bullying. O longa vai muito além de uma simples comédia e traz questões sociais sobre autoceitação, padrões de beleza, empoderamento feminino e a importância da amizade.

Resultado de imagem para dumplin gif

Ao nos deparamos com o impacto que um concurso de Miss tem sobre Will e suas amigas “fora do padrão” é fácil refletirmos sobre a atualidade e nas consequências que competições de beleza trazem a sociedade e principalmente a adolescentes do mundo todo. “Dumplin”é uma verdadeira e sincera mensagem sobre a importância de ser você mesmo, com frases de música de Dolly Parton, o uso de personagens Drag Queens como personalidades de maior confiança e exemplo de poder, o longa faz a gente refletir sobre muitos aspectos e situações que costumam ser diárias em nossas vidas.

Se emocionar é uma tarefa fácil em “Dumplin” que mostra também o lado dramático poucas vezes explorado de Jennifer Aniston, que descontrói os pensamentos ilusórios e fechados de Rose durante a história, fazendo que o público tenha uma relação de amor e ódio com sua personagem. Em questão a detalhes técnicos, a trilha sonora se ambienta perfeitamente com o cenário do longa que usa da maior parte das músicas de Dolly Parton e destaca frases motivacionais, considerando e fortalecendo ainda mais o fato das protagonistas serem fãs da cantora.

As cores nos fazem imaginar que estamos num filme dos anos 90, mas se levarmos em conta o quanto a cidade é pouco desenvolvida em relação a diversidade, padrões de beleza e que ainda mantém as mesmas tradições por décadas o cenário com tom de época combina perfeitamente.

Bem mais que uma simples comédia, o longa te faz rir, chorar e principalmente refletir sobre empatia e autoconfiança!

“Dumplin” está disponivel na Netflix. Confira o trailer:

Um comentário sobre “Resenha: ‘Dumplin’ – Muito mais do que uma simples comédia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s