Bird Box: Livro X Filme. Confira a diferença entre as obras.

ATENÇÃO! CONTÉM ALTO ÍNDICE DE SPOILERS ABAIXO. SÓ CONTINUE LENDO ESTE ARTIGO CASO JÁ TENHA ASSISTIDO BIRD BOX.

Postamos a resenha de Bird Box mais cedo, o novo suspense da Netflix com Sandra Bullock, que é a adaptação do livro com o mesmo nome. Nós já lemos o livro e por isso separamos as maiores diferenças entre o filme e o livro (que não afetam no desenvolvimento da história mas vale ressaltar)

Morte da irmã de Malorie

Filme: Shannon, irmã de Malorie, vê a criatura enquanto dirige e após não provocar um acidente, entra de frente com um ônibus em alta velocidade.

Livro: Malorie encontra a irmã morta no banheiro com uma tesoura fincada no pescoço. As janelas abertas indicam que ela viu algo lá fora.

Chegada até a casa

Filme: Após a morte da irmã, Malorie fica desnorteada correndo junto com a multidão mas é quase pisoteada pela mesma. Tom que também fugia, a ajuda a se levantar e entram na casa mais próxima junto com mais algumas pessoas.

Livro: Malorie, sozinha em casa após a morte da irmã, vê um anúncio no jornal sobre um abrigo e decide se arriscar. Lá encontra a maioria dos moradores já juntos.

Ida ao mercado

Filme: Malorie se voluntaria a ir junto com alguns moradores da casa a um mercado próximo de carro, para estocar mais comida.

Livro: Apenas Tom e outro morador saem da casa atrás de mantimentos, mas ambos treinam para irem a pé pelos quarteirões próximos e com a ajuda de vassouras e o cachorro que reside junto com eles na casa.

O rancor pelo pai

Filme: Mesmo não sendo muito abordado, o relacionamento com os pais de Malorie parece ser conturbado. Ela não os cita muito e quando fala do pai especificamente parece ter muito rancor.

Livro: Malorie sempre se lembra dos pais com muito carinho e um dos motivos que a entristece mais é ter certeza que os pais já não estão mais vivos.

A entrada de Gary na casa

Filme: Gary entra na casa após muito custo, por desconfiança de Charlie que quase o expulsa, mas conquista a confiança da casa ao contar uma história falsa comovente. No mesmo dia Gary abre todas as janelas da casa e provoca a morte de quase todos os moradores. Além disso tem uma maleta com diversos desenhos de criaturas sinistras.

Livro: A casa também teve resistência com sua chegada mas após contar uma história é aceito. Mesmo assim, desperta a desconfiança de Malorie que vasculha sua maleta e encontra manuscritos de teorias sobre as criaturas invisíveis que relatava que os humanos podiam ver as criaturas mas que alguns ainda seriam imunes e mais algumas anotações sem sentido . Gary também influencia outro morador (que não está no filme) com suas ideias e não só abre a janela mas abre todas as portas e deixa as criaturas entrarem.

Morte de Tom

Filme: Tom enfrenta invasores que podem ver as criaturas e buscam os sobreviventes restantes para que façam o mesmo, ele acaba tendo que abrir os olhos e vê a criatura após o embate.

Livro: Tom morre junto com os outros moradores com a invasão das criaturas na casa, causada por Gary.

A morte de Olimpya

Filme: Olimpya e Malorie entram em trabalho de parto na mesma hora e paralelo a isso Gary abre todas as janelas fazendo com que Olimpya veja a criatura. Prestes a se jogar da janela com a filha no colo, Malorie consegue fazer com que ela entregue o bebê antes disso.

Livro: As duas entram mesmo em trabalho de parto juntas, mas Olimpya vê a criatura dentro da casa e se mata enforcada no próprio cordão umbilical. Malorie passa a viver sozinha com as crianças.

Relacionamento com Tom

Filme: Tom e Malorie possuem uma química imediata ao se conhecerem, ainda mais por ele conseguir salva-la no início do filme. Com o decorrer dos anos eles se tornam um casal.

Livro: Os dois são amigos muito próximos, a química é notável mas não existe romance algum entre os dois.

O contato com outro abrigo

Filme: Malorie e Tom consegue contato, após anos de tentativa por rádio com outro abrigo. Rick, quem consegue retornar o contato, explica o trajeto até ele, eles precisam atravessar o rio até o final e olhar num certo momento para saber a direção certa. Malorie vai no dia seguinte após a tragédia que matou Tom e coloca ela e as crianças em perigo.

Livro: Malorie consegue contato com outros sobreviventes que por sorte são de um abrigo maior, Rick demonstra muita felicidade ao encontrar mais pessoas e explica como chegar até o abrigo. Ela precisa ir até o final do rio mas no meio disso existe uma correnteza com duas direções e ela precisará abrir os olhos pra virar a direita, o sinal para abrir os olhos será uma gravação de um alto falante que fica na beira do rio e que pertence a eles, além disso, chegando ao final do rio será parada por uma grade que aciona um alarme no abrigo. Malorie se prepara por anos até decidir se arriscar na viagem.

O caminho até o abrigo

Filme: Malorie e as crianças encontram um alucinado que tenta retirar suas vendas e ela consegue dete-lo o matando. Na correnteza o barco vira e os três chegam até a beira do rio onde entram para a floresta e quase não resistem a provocação das criaturas que usam de alucinações para influenciar as vítimas a retirar as vendas.

Livro: Malorie e as crianças encontram um alucinado mas não sabem se é realmente uma pessoa ou a criatura e o ignoram. Durante o caminho Malorie sente frequentemente a presença das criaturas em volta e ao entalar sem querer o barco na beira do rio é atacada por um animal selvagem e é gravemente ferida no ombro. Muito fraca, ela desmaia mas acorda com as crianças sob o controle do barco. Ela abre o olho com o sinal da gravação e vira na direção certa e por pouco não vê a criatura que a segue, esperando uma oportunidade de atacar. Quando chega ao final do rio é parada pela grade e encontrada pelos moradores do abrigo.

Há alguns detalhes que também se diferem de uma obra a outra mas ressaltamos apenas aqueles que foram modificados no filme.

Nossa dica agora é que se você não leu o livro ainda, corra até a livraria mais próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s