Resenha: Aquaman – Um espetáculo em forma de filme.

por Karen Meira

Aquaman é um verdadeiro presente aos olhos, um espetáculo em forma de filme.

Sinopse: Filho do humano Tom Curry com a atlante Atlanna, Arthur Curry cresce com a vivência de um humano e as capacidades metahumanas de um atlante. Quando seu irmão Orm deseja se tornar o Mestre dos Oceanos, subjugando os demais reinos aquáticos para que possa atacar a superfície, cabe a Arthur a tarefa de impedir a guerra iminente. Para tanto, ele recebe a ajuda de Mera, princesa de um dos reinos, e o apoio de Vulko, que o treinou secretamente desde a adolescência.

Sendo uma das produções mais esperadas e comentadas no ano de 2018, Aquaman manteve as expectativas pesadíssimas entre o público que já tinha visto uma prévia do herói no filme “Liga da Justiça”.

Aquaman não deixou a desejar ao apresentar um dos melhores filmes da DC nos últimos anos, com o tempo de duração de pouco mais de duas horas que parece passar muito rápido, o herói sem dúvidas, conquistou de vez a admiração de todos e ainda deixou um gostinho de quero mais, ao deixar claro na cena pós créditos (não se esqueça) que Aquaman 2 é uma realidade cada vez mais próxima.

No chamado plano-sequência, a câmera acompanha o personagem numa cena de ação e nos coloca dentro da tela ao dar a sensação de movimento. O jogo de câmera e enquadramento principalmente nas cenas de luta (as melhores) começam desde a primeira aparição do herói e percorre durante o desenvolvimento da história, por isso é comum cenas continuas (em particular uma, mas não podemos dar spoilers) que focam no assunto principal da cena e depois acompanham o acontecimento seguinte.

Imagem relacionada

As cenas de ação são as melhores possíveis, com efeitos especiais de tirar o fôlego o filme não deixa a desejar também ao definir a melhor colocação do humor, característico do herói, e do romance breve que é o suficiente para aquecer o coração do telespectador mais romântico. O diretor James Wan, soube exatamente o timing certo de cada cena para que o contexto se mantesse no lugar.    

Podemos destacar com muita alegria o poder feminino do filme, saindo do clichê de filmes de heróis onde as Donzelas estão sempre em perigo esperando o protagonista salva-la, em Aquaman, a Rainha Atlanna (interpretada pela genial Nicole Kidman) e a Princesa Mera são personagens de importância quase que de mesmo peso que o herói que leva o nome do filme. As duas, e principalmente Princesa Mera são responsáveis por muita das decisões de Aquaman e de auxilia-lo e até salva-lo de situações de riscos. Rainha Atlanna também mantém, mesmo que ausente na maioria do tempo, sua magnitude num cenário onde o pratiarcado é muito grande, afinal, se trata de um Reino liderado por homens, as duas mudam as regras ao agirem por si e sem deixar que suas vidas sejam planejadas em prol da junção de reinos e pelo interesse de poder.

Resultado de imagem para aquaman rainha atlanna

A abordagem a poluição dos oceanos não passa despercebida e é um dos maiores fatores que faz o Mestre dos Oceanos estabelescer guerra com a superfície, pois são eles, para os moradores de Atlantida, os maiores vilões da historia, Uma grande lição de moral e conscientização que num filme de um herói que vive nos oceanos não poderia deixar de ser assunto e fortalece a luta e prática de consumir menos plastico e o descarte correto do lixo.

O que define um bom filme de herói  também, é se ele se mantem fiel a sua origem, no caso, os quadrinhos. Os figurinos do filme são praticamente iguais aos que vemos nos quadrinhos. Uma linda homenagem aos fãs e sua origem.

Resultado de imagem para aquaman

Por fim, nao pudemos citar pontos negativos porque no nosso ponto de vista, Aquaman não possui. É um filme que vale a pena assistir duas vezes e que estabelece uma ligação ainda maior da DC com o público que vinha se mantendo insatisfeito com suas produções anteriores. Que venha a sequencia e que se inicie uma nova fase da DC Comics!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s