Resenha: As Viúvas – Sem Spoilers.

por Karen Meira

Quando falamos de filmes sobre assaltos, nos vem em mente logo algo parecido como “Oito mulheres e um segredo” cheio de ação, com muito charme e adrenalina. Mas não se engane com “As Viúvas”, este filme está muito longe do comum.

Um filme dirigido por Steve McQueen (Oscar por 12 anos de escravidão) e com roteiro assinado por Gillian Flynn não tem como ser apenas sobre um assalto. O emponderamento feminino é um dos focos do longa que aborda os dilemas femininos de mulheres com personalidades e classes diferentes  que perderam seus maridos e se unem num só objetivo.

Resultado de imagem para as viuvas

O longa conta a história de quatro mulheres que ficam viuvas após seus maridos morrerem numa tentativa de assalto mal sucedida. Além de terem que retomar suas vidas, as viuvas herdam a divida de seus maridos e são pressionadas a entrar para vida do crime e voltar da onde seus falecidos maridos pararam.

Paralelo a isso presenciamos uma disputa, nada limpa, de um negro (pobre) e um branco (rico), num cenário onde nenhum deles é vitimizado, muito menos o negro e pobre que usa a violência como arma de poder e o branco rico que usa do nepotismo e de seu dinheiro para obter privilégios nas informações politicas. O longa não poupa cenas sangrentas e de violência e durante todo o filme é possivel se deparar com várias delas.

Além de tudo isso a obra vem rechada de criticas sociais como: Machismo, racismo, corrupção, influência religiosa, violência domestica e abusos de poder. A talentosissima Viola Davis não decepciona e da uma aula de atuação papel de Verônica, viúva responsável por liderar o grupo de mulheres. Verônica é viúva de Mr. Rawlins (Liam Neeson), chefe do bando que foi morto. Além do casal principal, o filme ainda conta com Collin Farrel (Jack Mulligan); Daniel Kaluuya (Jatemme), protagonista de Corra!. 

Resultado de imagem para as viuvas

Em termos tecnicos o longa possui um enquadramento único que por diversas cenas mostra ângulos inusitados mas que fazem do filme, mesmo que longo, ser facil de assistir. A fotografia, de uma beleza sem igual, é  um pouco fria, e acompanha os picos emocionais dos personagens que na maioria das cenas são inundados pelo luto. 

Resultado de imagem para as viuvas

Com grandes chances de ser indicado ao Oscar para Melhor direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz, “As Viuvas” é um longa de conteúdo unico que enaltece personagens femininos e negros e expõe problemas sociais mundiais. 

Em cartaz em todos os cinemas do Brasil.

Nota da Redação: 10

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s