Filmes e Séries Listas

Consciência Negra: 12 Filmes para refletir

por Mell Braga e Karen Meira


Hoje (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra, data para marcar a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência e luta contra a escravidão. Para refletir sobre as lutas do movimento negro, separamos 12 filmes que tratam da temática e serve como uma aula para entendermos a importância desse dia:

À Procura da Felicidade

Chris Gardner é um pai de família que passa por grandes problemas financeiros. Quando se vê sozinho com seu filho Christopher , após sua esposa, Linda, tê-los abandonado, ele começa a busca por um emprego mostrando sua habilidade para vendas. Chris consegue estagiar em uma empresa que mexe com ações, porém, seu trabalho não é pago e assim, o pai solteiro acaba passando por maiores dificuldades no que se diz e recursos básicos para sustento, tendo que ir atrás de moradia em abrigos, dormindo em estações de trens, banheiro e seja lá onde ele consiga se refugiar. Independentemente do que esteja passando, o rapaz não perde a esperança de uma vida melhor e um emprego digno. 

12 Anos de Escravidão

A história se passa em 1841, onde Solomon Northup já não é mais escravo e vive bem com sua esposa e filhos. Um belo dia, o rapaz aceita um emprego em outra cidade, fazendo com que ele seja sequestrado e acorrentado, Solomon é vendido como escravo e daí em diante se vê namissão de superar toda humilhação que passa para poder sobreviver. 

Amistad

La Amistad, é o navio negreiro que foi dominado por dezenas de escravos após se soltarem das correntes. Eles pretendem voltar à África, porém, não fazem ideia de como comandar a tripulação e por isso acabam confiando em dois tripulantes sobreviventes. Depois de dois meses em alto mar, o grupo é enganado por aqueles que os “ajudaram” e se vêem presos em uma embarcação americana, logo que chegam em Connecticut. Lá, eles são julgados pelo assassinato de todos que estavam no navio, mas o caso toma tamanha proporção que o presidente americano Martin Van Buren , que pretende ser reeleito, faz de tudo para a condenação dos escravos, pois é dessa forma que conseguiria parceria com os estados do sul e também deixaria mais forte os laços com a Espanha. Mesmo depois disso tudo, os africanos vencem, entretanto o governo força a barra e o movimento chega a Suprema Corte Americana. Todo esse tumulto faz com que o ex-presidente John Quincy Adams, um abolicionista não-assumido, saia da sua aposentadoria para ficar ao lado dos escravos.

A Cor Púrpura 

No ano de 1909, em Georgia, Celie, uma garota de 14 anos foi violentada pelo próprio pai e se torna mãe de duas crianças. Ela perde a capacidade de procriar e assim é separada dos filhos e da sua irmã, a única pessoa no mundo que a ama, sendo então entregue a “Mister”. Celie étratada como escrava e companheira, assim, acaba ficando muito solitária. Buscando um jeito de se confortar, ela começa a compartilhar sua tristeza em cartas,primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie, uma missionária na África. Celie,por ventura, revela seu espírito brilhante tendo noção do seu valor e de tudo que o mundo pode lhe dar, isso tudo acontece a partir do momento em que conhece Shug, aliada à grande Sofia que é esposa de Harpo, o filho de Mister.

Histórias Cruzadas

Nos anos 60, na pequena cidade no estado do Mississipi, em Jackson, Skeeter é uma jovem que volta determinada a virar escritora. Ela inicia altas entrevistas com as mulheres negras da cidade, que por ventura deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, aquela que a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark é empregada da melhor amiga da garota,e acaba sendo a primeira a conceder uma entrevista, o que não agrada a sociedade em geral. Por mais que as críticas sejam pesadas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Invictus

Nelson Mandela foi recentemente eleito presidente e tem consciência de que a África do Sul continua sendo um país racista e economicamente dividido por conta do apartheid. A chegada da Copa do Mundo de Rúgbi, que está sendo pela primeira vez realizada no país, faz com que o presidente resolva usar o esporte para juntar o povo. Para isso, convoca uma reunião com Francois Pienaar, capitão da equipe sul-africana, e o anima em forma de incentivo para que a seleção seja vitoriosa.

Duelo de Titãs

Resultado de imagem para duelo de titas

Herman Boone  um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.

Corra!

Imagem relacionada


Chris é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose. A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

Django Livre

Resultado de imagem para django livre

Django é um escravo, comprado pelo caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz para auxiliá-lo em uma missão. A dupla acaba fazendo amizade e, após resolver os problemas do caçador, partem em busca por Broomhilda, esposa de Django, vendida no tráfico de escravos. Para isso, eles devem enfrentar o vilão Calvin Candie, proprietário de Broomhilda e da fazenda Candyland, conhecida por fazer escravos brigarem entre si como esporte.

Quase Deuses

Imagem relacionada


Vivien Thomas, um negro na década de 30, é contratado como faxineiro mas acaba ajudando o Dr. Alfred Blalock em uma investigação médica. O problema é que o racismo não permite a entrada de Thomas na universidade, mas como ele é indispensável para o êxito do projeto, sua entrada é permitida contanto que somente Blalock receba as honras

       Adivinhe Quem Vem para Jantar

Resultado de imagem para adivinhe quem vem para jantar sinopse

Joanna, a bela filha de um editor liberal, Matthew Drayton, e sua esposa aristocrata, retorna para casa com seu novo namorado Joh Prentice, um ilustre médico negro. Cristina aceita a decisão da filha de se casar com John, mas seu pai está chocado com essa união inter-racial; bem como os pais do médico. Para acertar as coisas, ambas as famílias devem sentar-se frente a frente e examinar os seus níveis de intolerância

Preciosa – Uma História de Esperança

Imagem relacionada

1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece “Preciosa” Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de “Mongo”, por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: