Mickey Mouse: 90 anos de história

por Karen Meira e Mell Braga

Simbolo máximo da Disney e um dos ícones que mais representam a cultura pop no mundo, Mickey Mouse completa 90 anos neste domingo (18). O camundongo foi criado em 1928 por Walt Disney, que não tinha ideia de que o personagem se tornaria a marca global de um império.

A poucos anos do centenário, Mickey passou por diversas mudanças para se tornar o que conhecemos hoje.
Fizemos uma linha do tempo para você entender melhor todo o processo que o camundongo passou:

1928 –  O Maluco do Avião

Imagem relacionada

O curta deu inicio a trajetória do camundongo nas telonas, a animação em preto e branco e sem som já contava com a participação de Minnie.

1928 – Vapor Willie

Resultado de imagem para vapor willie mickey

Para muitos a estreia do ratinho foi com essa produção, pois se virou um marco no cinema ao se tornar a primeira animação com som. Fez tanto sucesso que virou a logomarca dos studios Disney.

1935 – The Band Concert 

Resultado de imagem para the band concert mickey

Mais uma vez sendo pioneiro em produções cinematograficas, foi o primeiro desenho a cores e ainda tinha como trilha sonora a musica clássica de William Tell Rossini. Com a cena inesquecível do tornado que levava a orquestra as alturas, teve também participação do Pato Donald

1938 – O Trailer do Mickey

Imagem relacionada

Com a estreia do Pateta, o  divertido curta mostrava o dia a dia dos amigos até tudo dar errado quando Pateta desengata o trailer do carro.

1940 – O Aprendiz de Feiticeiro

Imagem relacionada

Nesse clássico lembrado até hoje, Mickey enfrenta um batalhão de vassouras que criam vida e transforma a cena num espetáculo que virou um dos momentos mais marcantes da trajetória do personagem. No longa, a aparência do Mickey muda novamente, para o que já estamos familiarizados hoje.

1978 – Na Calçada da Fama

Imagem relacionada

Sendo o primeiro desenho animado a conquistar tal feito, Mickey Mouse está presente na famosa calçada de Hollywood dentre personalidades renomadas por todo o mundo. Merecidissimo!

 1988 – Uma Cilada Para Roger Rabitt

Fazendo sua primeira participação em filmes com humanos, Mickey precisa provar sua inocência após ser ernvolvido num assassinato, contracenando com outra animação, fez mais um marco na historia do cinema ao misturar as produções.

2006 – A Casa do Mickey Mouse

Resultado de imagem para a casa do mickey mouse

Sendo a aparência mais recente do personagem, a animação diária da Disney Channel veio para atingir as novas gerações, e com sucesso. Até hoje,“A Casa de Mickey Mouse” é vista por crianças de todas as idades.

2018 – Mickey hoje 

Resultado de imagem para mickey e walt

Mesmo longe dos filmes e séries de maior sucesso da atualidade, a figura do Mickey ainda representa muito. Continua sendo uma das maiores fontes de renda da Disney, o que explica seus múltiplos esforços para defendê-lo.

O camundongo teve seu marco na história e acredite, grande importância no que se diz legislação. Foram duas as vezes que Mickey fez parte da luta por direitos autorais nos EUA, de forma que prolongasse o período para que uma produção/arte/obra não fosse para domínio público.

Essa luta toda partiu da animação de 1928, “Vapor Willie”, a porta de entrada do personagem nas telas. Devido ao grande sucesso que teria em cima da obra por séculos e séculos, o tumulto seria enorme entre os executivos, fazendo com que “se virassem nos 30” para não perderem de vista sua origem. Ou seja, podemos dizer que se nenhuma atitude tivesse sido tomada, Mickey e seus companheiros de animação, hoje, não teriam posse única e seria muito possível que alterações fossem feitas e outros rumos fossem tomados. 

Para exemplificar, a lei que existia na época sobre direitos autorais determinava que qualquer produção tivesse seu domínio por apenas 28 anos, podendo então renovar esse acordo e apliando para 56 anos. Disney, sabendo disso, usou toda sua influência e poder ao lado do Congresso Americano mudando toda rota que um dia introduziram. A nova legislação deixava de assegurar 56 anos de posse, para 75 anos.

Na década de 90, sabendo que sua criação poderia ser exposta ao público mais uma vez, a Disney agiu novamente, dessa vez, contando com uma expansão até Washington. Michael Eisner, executivo do estúdio, já tinha seu lugar como líder das ações e logo tratou do assunto diretamente com Trent Lott, quem estava a frente da câmara americana.

Com o nome de “Lei de proteção ao Mickey Mouse”, foi em 1998 que a nova legislação foi assinada pelo presidente Bill Clinton, dando a cada autor 95 anos de posse sob suas criações.

Se não fosse por essas interdições, em 1984, o camundongo mais famoso do mundo não teria mais um legado. Agora só em 2023 a animação “Vapor Willie” poderá cair em domínio público, mas sabemos que se depender da Disney, isso não acontecerá jamais.

Mickey Mouse escreveu sua história por 90 anos ao lado de grandes companheiros que até hoje são muito conhecidos também. O caminho traçado pelo personagem é único, trazendo ao mundo grandes contos cheios de diversão, amor, críticas e muita nostalgia. A cada ano que passa, mais marcante ele fica.

Esperamos em 2023 encontrarmos o camundongo do jeitinho que ele é, comemorando mais um ano de vida, mais um ano de trajetórias, mais um ano de legado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s