Filme: “Sufragistas” – Por que precisamos do feminismo?

por Karen Meira

Há exatamente 88 anos atrás neste mesmo dia era instituído o direito ao voto feminino no Brasil, mas o que muita gente não sabe é que só comemoramos este dia hoje porque a anos atrás as sufragistas, movimento feminista, lutavam e reivindicavam pelo direito ao voto feminino.

E não há maneira melhor de retratar este momento historico do que relembrar um hino de filme que é o “Sufragistas”, vale como aula pra quem ainda não sabe como foi conquistado o voto da mulher.

De inicio o longa apresenta o contexto em que o enredo se passaria, começamos com a cena de mulheres que trabalham incansavelmente numa lavanderia em situações precárias, enquanto ao mesmo tempo somos levados a uma discussão entre homens no Parlamento que debatem sobre a capacidade de mulheres para opinar em assuntos políticos, da mesma forma somos apresentados as tentativas incansáveis das sufragistasde serem ouvidas.

ba0a1170888676df445f00050612b4f9

Neste meio tempo conhecemos a protagonista, Maud Watts, uma funcionaria da Lavanderia, mãe e esposa dedicada que segue um padrão de vida comum até se deparar com uma confusão causada por simpatizantes das sufragistas, entre elas sua colega de trabalho que a explica o motivo de todo o alvoroço, o direito do voto das mulheres.

Intrigada, Maud procura compreender mais sobre os propósitos que movimentam as sufragistas, sem se considerar uma até o momento que percebe ser impossível fechar os olhos para o descaso com seus direitos. A partir dai vemos uma mudança gradual da personagem oprimida para uma militante disposta a lutar por sua liberdade.

O enredo do filme se desenvolve enquanto acompanhamos os abusos das autoridades para impedir as sufragistas até o dia que elas conseguem depois de muitas tentativas, chamar a atenção da mídia.

776335f8bd3a09ac4f082bbf73ed7eaf.jpg

“Sufragistas” foi lançado em 2015, é baseado em fatos reais e além disso, você encontra Netflix. Confira o trailer aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s